Pesquise algo

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Novo coronavírus e os possíveis cenários na economia global

A Morgan Stanley divulgou hoje uma nota traçando três possíveis cenários para a economia global diante da crise gerada pelo COVID-19.


Primeiro cenário: as coisas começam a melhorar já em meados de Março, com a retomada da jornada de trabalho regular na China, e os sinais da crise iriam sumindo até Abril. 

Segundo cenário: haveria uma piora na perturbação gerada pelo COVID-19, com o pico de incidências no mundo ocorrendo em Maio. As coisas tenderiam a se normalizar somente em Agosto.

Terceiro cenário: o vírus continuaria a se espalhar pelo mundo após Setembro, sem sinais de efetivo controle. Haveria o risco de uma recessão global.

Mas não há motivo para pânico no momento. A tendência, segundo a Morgan Stanley, é que enfrentemos o segundo cenário.

De qualquer forma, nunca é demais reforçar que na vida, ainda que na difícil caminhada rumo à independência financeira, a saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Nesse sentido, o Ministério da Saúde do Brasil recomenda a adoção das seguintes medidas preventivas:
⬲ Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
⬲ Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
⬲ Evitar contato próximo com pessoas doentes;
⬲ Ficar em casa quando estiver doente;
⬲ Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
⬲ Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário