Pesquise algo

sábado, 9 de novembro de 2019

Imprevistos acontecem: tenha um fundo de emergência


Talvez um dos objetivos iniciais no plano de atingir FIRE seja o de conseguir constituir um fundo ou reserva de emergência. O fundo de emergência serve para nos garantir auxílio financeiro imediato em situações imprevistas, como doenças, acidentes, desemprego, ganhos abaixo do planejado, despesas inesperadas, etc. É como se fosse um seguro para garantir maior tranquilidade financeira em ocasiões que fogem da normalidade.

É importante que o fundo de reserva seja muito líquido, pois o seu uso pode ocorrer em situações em que os valores sejam imediatamente necessários. Portanto, a liquidez é um ponto fundamental na escolha da alocação dos recursos financeiro referentes ao fundo.

Agora, a qual valor deve corresponder o fundo de reserva para que supra minimamente as necessidades financeiras? Em geral, se recomenda que o fundo corresponda ao valor de 3 a 12 vezes a sua despesa média mensal. Leve em consideração para este cálculo se você possui seguro de vida, seguro de residência, seguro de veículo, seguro desemprego, plano de saúde ou outros serviços que podem reduzir o impacto de um evento inesperado.

E você, já conseguiu formar o seu fundo de emergência? Já teve que utilizá-lo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário