Pesquise algo

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Dólar na máxima cotação nominal da história do Plano Real: o que fazer?


Hoje o dólar comercial fechou cotado a R$ 4,206. É o maior valor nominal de fechamento na história do Plano Real. E o aumento da procura pela referência monetária mundial faz com que sejam ventiladas opções para que as pessoas se protejam (ou aproveitem) das variações cambiais.


Existem diversas possibilidades para que uma pessoa tenha, direta ou indiretamente, valores em moedas estrangeiras. Há desde a simples aquisição de papel moeda, passando pelos fundos cambiais, até os minicontratos de dólar e o investimento em ações ou fundos com atividades estrangeiras ou internacionais. 

O risco nesses investimentos é muito alto, mas pode ser que seja uma opção a mais para a diversificação da carteira. Eu, que tenho um perfil moderado, ainda estou começando a estudar o assunto, com tendência de investir em fundos de ações de empresas americanas.

Você possui investimentos que seguem a variação cambial? Qual tipo indicaria?

6 comentários:

  1. O melhor é abrir conta em corretora lá fora e comprar pelo menos um ETF de renda fixa ultra curto para manter dólares e ser remunerado pela inflação até ficar barato par investir. Ai vc vai torcer para o dolar subir veja q maravilha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anon!
      Hahaha. O duro é acertar esse "timing". Mas é uma boa mesmo, ETFs são uma opção bacana. Vou dar uma olhada nas possibilidades.
      Abraço.

      Excluir
  2. Olá Max. O câmbio é uma das coisas mais difíceis de se prever (como se isso fosse possível). Não é de hoje que falamos que sempre é bom ter uma reserva em moeda forte, de preferencia fora das garras da receita e seu IOFs e taxas, ou seja, lá fora. Nem tanto para ganho de capital, mas como hedge puramente e se você tiver alguma pretensão de morar ou viajar para fora.
    Assim como BPM, eu invisto nos EUA diretamente e por enquanto faço como o anon ai acima, estacionei um dinheirinho em alguns ETFs de bonds (SHV, JPST e FLOT se alguém tiver curiosidade de saber em quais) até vir a falada recessão americana que parece nunca vir, mas se Buffett ta segurando bilhões em cash, ele deve saber mais. Que virá é certo, o dificil é saber quando. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, AA40!

      Realmente, me parece cade vez mais bobeira tentar adivinhar o "momento certo" de entrada e o de saída. Caso se opte pela diversificação da carteira, não centralizando neste ativo, acho que é um investimento tranquilo (salvo se acontecer a recessão americana, com impacto global), e eu devo apostar umas fichas em ETFs americanas também.

      Abraço.

      Excluir
  3. O jeito é torcer para que suba para 5 reais logo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anon!

      Ou para que caia para 3, depende do ponto de vista, hahaha.

      Abraço.

      Excluir