Pesquise algo

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Rumo à independência financeira - Atualização mensal



Este é o meu post introdutório aos posts de fechamento mensal. Mensalmente irei reportar os meus avanços rumo à independência financeira.

Inicialmente, informo que o meu objetivo é atingir um determinado conceito: o Fat FIRE. 



Pode soar estranho, mas é um nome lógico para algo concreto. FIRE é a sigla para Financial Independence, Retire Early (algo como "Seja independente financeiro e aposente-se cedo").

Como desdobramento das ideias tradicionais de FIRE, e eu aconselho uma visita ao site do AA40, um dos dinossauros da Firesfera brasileira, há o plano Lean FIRE ("FIRE Magro") e o plano Fat FIRE ("FIRE Gordo"). 

Então, basicamente, alcançar o Fat FIRE significa ter independência financeira, permitindo a aposentadoria precoce, sem prejuízo de certos "luxos".

No meu caso, eu fiz o seguinte cálculo para encontrar o patrimônio de investimento para atingir o Fat FIRE: multipliquei por 372 o valor das minhas despesas médias mensais, com o acréscimo de 25%. Considerando que não devo me aposentar antes dos 40 anos, me pareceu um cálculo razoável para o Fat FIRE individual. Obviamente que os valores devem ser periodicamente atualizados para retratar as despesas médias mensais.

Feitas essas considerações, vamos aos dados iniciais:

Percentual alcançado rumo ao plano Fat FIRE ⇒ 33,4% 

Variação em relação ao mês anterior ⇒ ⬆ 0,6%

Meta de médio prazo: atingir 50% do Fat FIRE em até 4 anos (17/10/2023)

E aí, o que acharam? Preferem o Lean ou o Fat FIRE?

6 comentários:

  1. Não conhecia o conceito de Lean Fire... Entretanto me parece interessante, tendo em vista que gosto do estilo minimalista. Claro que não em tudo, mas parece ser mais fácil de atingir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas é mais fácil de atingir, Rumo a IF. Mas note que no Lean FIRE tende a acontecer de você ter que ser, após o FIRE, ainda mais espartano em termos de gastos médios mensais do que antes. Isso nem sempre é fácil. Abraço.

      Excluir
  2. Olá, Maximizador,
    acredito que só teria coragem de largar o trabalho antes do 50 e viver 100% de renda se conseguisse atingir o Fat Fire ou algo próximo disso.

    Abcs e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, 3F. É, eu ainda estou nessa de projetar as coisas. Não estou convicto ainda de que teria coragem de parar de trabalhar totalmente (até porque a minha companheira certamente não irá), mas, com certeza, irei diminuindo o ritmo e a pressão psicológica de ter que cumprir um dever. E é fundamental que tenhamos um plano razoavelmente bem definido, senão acontece igual aquele filme do George Clooney, que ele não sabia o que fazer após ter atingido a meta de ter 10 milhões de milhas (faltou propósito/objetivo). Abraço.

      Excluir
  3. O Fat Fire aproveita mais a vida, acho que prefiro esse.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir