Pesquise algo

sábado, 19 de outubro de 2019

O pacote de serviços dos bancos é opcional



Quase todos temos contas bancárias, seja em instituições financeiras tradicionais ou em fintechs. No entanto, há quem ainda não saiba que é possível não pagar a tarifa mensal pelo pacote de serviços relacionados à conta corrente bancária, e isso tem lógica, já que as instituições financeiras vivem de tarifas e não possuem interesse em divulgar esta possibilidade.

Com exceção da isenção concedida a determinados tipos de clientes e de algumas modalidades específicas de contas correntes, como a eletrônica, que em certos casos não há cobrança da tarifa de pacote de serviços, os bancos, em regra, cobrarão mensalmente uma tarifa pelo pacote de serviços da conta corrente. No entanto, essa cobrança pode ser evitada, já que, embora não pareça, o pacote de serviços é opcional.

Para evitar a cobrança mensal do pacote de serviços, o cliente deve solicitar ao banco que a sua conta corrente não tenha o pacote de serviço personalizado oferecido e sim, apenas, os serviços essenciais e gratuitos garantidos pela Resolução nº 3.919 de 2010 do Banco Central do Brasil. 

Mas atenção, os serviços gratuitos são específicos e limitados, de modo que a opção pelo pacote de serviços essenciais e gratuitos nem sempre será vantajosa, especialmente para as pessoas que realizam muitas transferências entre bancos ou que emitem muitas folhas de cheque, pois os serviços adicionais terão a tarifa cobrada. Portanto, é preciso analisar se os serviços bancários que você geralmente utiliza estão incluídos na lista dos serviços essenciais e gratuitos da Resolução.

Já conhecia essa possibilidade? Vale a pena para o seu caso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário